sábado, 31 de dezembro de 2011

Conheça os fatores que ocasionam as doenças

Sábado, 03 de abril de 2010

Por
Alessandro Perin

A doença é o resultado da implantação, do crescimento e da multiplicação de microorganismos, trazendo prejuízos ao organismo do hospedeiro. Os fatores que ocasionam as doenças, muitas vezes, são alimentação inadequada, falta de higiene, estresse, ou qualquer outro fator que cause baixa imunidade. O sistema imunológico é o sistema de defesa do organismo contra todos os agentes causadores de doenças. As células chamadas leucócitos (glóbulos brancos), são as responsáveis pela defesa do organismo. Os anticorpos são outra forma de defesa do organismo contra os antígenos (agentes patogênicos ou patógenos). A imunidade que um indivíduo possui é capacidade que o organismo tem de se defender. Existem dois tipos de imunidades:
  1. Imunidade natural – transmitida para o filho via ovo
  2. Imunidade adquirida – adquirida por meio da vacina ou contato com antígenos
Entre os principais agentes causadores de doenças estão os vírus, as bactérias, os fungos e os protozoários. A forma de transmissão é pelo trato digestivo, trato respiratório, conjuntival, ovo e sangue. A eliminação ocorre pelo sangue, pelas fezes, pela saliva e pelo ar expirado. A alimentação variada e balanceada, a higiene adequada, o uso de desinfetantes, a quarentena e a constante observação das aves são alguns dos procedimentos que previnem a instalação de qualquer tipo de doença no plantel. Nas próximas reportagens vamos falar mais sobre os diferentes tipos de doenças, os sintomas e os tratamentos.

OBS: As informações acima citadas foram retiradas do livro Criação de Canários de Cor, da Editora Aprenda Fácil 

PAGINA PRINCIPAL - Visite nossas páginas

Peito Seco - Causa ou Consequência

Terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Por
Edson Amorim de Castro - Médico Veterinário

Levando-se em consideração o fato de que, constantemente, muitos criadores de pássaros afirmam ter em seu criadouro aves com PEITO-SECO, FACÃO, GILETE OU QUILHA, embolados e sem comer, é preciso analisar o seguinte:

A expressão peito-seco não é doença e sim a conseqüência ou sintoma de uma série de doenças como veremos a seguir:

COCCIDIOSE (Eimeriose) – É provocada por um protozoário que parasita os intestinos, causando diarréia, fraqueza, plumas da cloaca sujas pelas fezes e acomete todo tipo e qualquer tipo de pássaro. O tratamento preventivo é necessário, ao menos, a cada seis meses, já o tratamento curativo, sempre que diagnosticar um pássaro doente.

VERMINOSES – Muitos são os vermes que acometem os pássaros durante toda a sua existência, sendo necessário, portanto, efetuar, no mínimo, duas vermifugações ao ano em todo o plantel. Estas devem ser repetidas após quinze dias para certificar-se de que todos os estágios dos vermes foram eliminados.

FUNGOS – Podem ser transmitidos aos pássaros através de sementes contaminadas, alimentos mal lavados ou mal acondicionados, material de ninho e pelo próprio ar. A antibioticoterapia prolongada e a deficiência de vitamina A constituem-se em fatores predisponentes.

DEFICIÊNCIA NUTRICIONAL – A alimentação dos pássaros é de suma importância para o sucesso da criação. Devemos utiliza sementes de boa procedência, libres de contaminantes e uma ração ou farinhada balanceada para prover todas as vitaminas, aminoácidos essenciais e sais minerais necessários ao bom desenvolvimento dos pássaros.

MICOPLASMOSE – (também chamada de doença respiratória – DCR). Os pássaros apresentam comprometimento respiratório, estertores traqueais, tosse e espirros. Descarga nasal e lacrimejamento podem estar presentes.

CORIZA – Causada por bactéria do gênero Haemóphilus, provoca anorexia, descarga nasal serosa, tosse, dispnéia e congestão das mucosas. Os pássaros podem apresentar infecções latentes, que após “stress” ou em associação com outros patógenos podem desenvolver a doença.

O melhor meio de evitar estas doenças e, por conseqüência o peito-seco são:

  • higiene absoluta das gaiolas, comedouros, bebedouros e equipamentos;
  • sistema de ventilação adequado, evitando as correntes de vento;
  • controle de temperatura e umidade. O excesso de umidade, associado à temperaturas elevadas, favorecem a proliferação de fungos, bactérias, endo e exoparasitas;
  • controlar a superpopulação;
  • água de boa qualidade, de preferência mineral ou filtrada;
  • alimento balanceado, livre de contaminantes;
  • pássaros recém adquiridos devem permanecer em quarentena, sem qualquer contato com os demais equipamentos;
  • impedir o contato direto ou indireto com pássaros livres, como pombos e pardais que veiculam doenças e parasitóses;
  • evitar “stress” desnecessário, como animais domésticos ou pessoas estranhas dentro do criadouro;
  • tratamento profilático de verminoses e doenças com medicamentos de qualidade acentuada.

Enfim, o melhor tratamento é a prevenção, existem no mercado bons produtos mas na dúvida procure sempre o auxílio de um Médico Veterinário de sua confiança.